Um abscesso dentário é uma coleção de pus ao redor da raiz de um dente, geralmente causada por uma infecção bacteriana que se espalhou do dente para os tecidos circundantes.
Este tipo de patologia necessita de tratamento urgente por parte do dentista, uma vez que um abcesso dentário não desaparece sozinho.
Tipos de abscesso dentário
Existem vários tipos de abscessos dentários, que dependendo de suas características serão relativamente graves e os sintomas estarão localizados em diferentes áreas:
Abscesso gengival: O abscesso é encontrado apenas no tecido da gengiva e não afeta o dente ou o ligamento periodontal.
Abscesso periodontal: Este abscesso começa nas estruturas de tecido ósseo de suporte dos dentes.
Abscesso periapical: Este abscesso começa na polpa mole do dente.
Causas e sintomas de abscessos dentários
Os abscessos periapicais têm como principal causa a cárie dentária. Primeiro, a cárie começa afetando a camada mais externa do dente, o esmalte, enquanto progride e afeta o restante das camadas do dente.
Depois do esmalte, a camada afetada é a dentina. Se a cárie continuar, a polpa interna do dente será afetada, infeccionando se não for tratada.
Este processo é conhecido como pulpite. À medida que a pulpite piora, as bactérias podem atingir o osso ao redor do dente, levando ao aparecimento de um abscesso periapical.
O principal sintoma de um abscesso dentário é a dor. Pode ser uma dor aguda e muitas vezes intensa. A dor pode começar repentinamente e se tornar mais intensa nas próximas horas ou dias. Em alguns casos, a dor pode irradiar para o ouvido e pescoço.
Outros sinais de um abscesso dentário podem ser:
– Dor intensa em um dente ou dor na gengiva adjacente
– Vermelhidão dentro da boca
– Sensibilidade a alimentos e bebidas quentes ou frias na área afetada
– Gosto ruim na boca
– Dificuldade em abrir a boca e mastigar os alimentos
– Inchaço no lado afetado do rosto
– Sensação geral de mal-estar
– Febre
Como se desenvolve um abscesso dentário?
O corpo ataca qualquer tipo de infecção com a formação de um grande número de glóbulos brancos, as células de defesa. Pus é o acúmulo desses glóbulos brancos, tecido morto e bactérias. Às vezes, o pus de uma infecção dentária se espalha da ponta da raiz através do osso até as gengivas, de modo que as gengivas incham perto da raiz do dente. A inflamação causada pelo acúmulo de pus costuma ser a causa de dores intensas e constantes que pioram ao mastigar.
Dependendo da localização do dente, a infecção pode se espalhar ainda mais para os tecidos moles, causando o que é chamado de celulite, causando inflamação no maxilar ou mandíbula, no assoalho da boca ou na região da bochecha. Eventualmente, o tecido pode se romper, permitindo que o pus seja drenado (por uma fístula).
O tratamento de um abscesso deve ser feito imediatamente para minimizar as chances de propagação da infecção pela drenagem do pus, o que pode exigir a extração do dente ou tratamento do canal radicular. Os antibióticos ajudam a inativar a infecção, mas, o mais importante, é eliminar a causa da infecção que, no caso dos abscessos periapicais, costuma ser a polpa doente do dente.
Tratamentos para abscesso periapical
Qualquer pessoa com sintomas relacionados a um abscesso dentário deve consultar um dentista imediatamente. Caso tenha dúvidas, recomendo que fale com um especialista para tirar sua dúvida.
Abscessos dentários podem primeiro exigir drenagem. Para eles, após a aplicação de um anestésico local, o abscesso será incisado permitindo a saída do pus acumulado.
Mais informações sobre este tipo de abcesso veja este link da Mayo Clinica.
Abscesso dentário e endodontia
O tratamento específico de um abscesso periapical pode envolver endodontia ou tratamento de canal radicular para remover a polpa afetada do dente, o que causou o aparecimento do abscesso. Por vezes, se o dente estiver severamente destruído, o tratamento de canal não pode ser realizado, sendo o tratamento de eleição a extração do dente e a eventual colocação de um implante.
O controle da dor com paracetamol e ibuprofeno nesses casos pode ajudar a reduzi-la enquanto se aguarda o tratamento adequado. Pessoas alérgicas ao componente da medicação não devem se utilizar delas. Os analgésicos devem ser tomados apenas para reduzir a dor e não podem substituir uma visita ao dentista.
Para evitar que a infecção se espalhe, o médico ou o dentista prescreverá antibióticos, que podem ser tomados com analgésicos.
Os abscessos podem levar a uma série de complicações que, normalmente, só ocorrem se o abscesso não for tratado. No entanto, podem ocorrer mesmo após um tratamento aparentemente eficaz, embora geralmente sejam muito raros. Essas possíveis complicações incluem o desenvolvimento de cistos dentários, osteomielite ou sinusite.
Quando do surgimento de um abcesso, os cuidados profissionais devem ser buscados de imediato, pois, existem casos em que pode ocorrer o bloqueio das vias aéreas, levando o paciente a óbito. Esse fenômeno ocorre na maior parte das vezes em relação aos dentes molares da mandíbula.
Se você gostou das informações deste post, veja este outro que eu escrevi sobre mau hálito. Acredito que você irá gostar.
Não deixe de ver: Preenchimento Labial Estético