8 MITOS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS

Vamos discutir aqui alguns mitos sobre os implantes dentários, que são, na verdade, alguns dos procedimentos mais avançados da odontologia. Os implantes são uma forma eficaz de corrigir o sorriso e podem substituir um ou mais dentes. Infelizmente, muitas pessoas não têm um bom entendimento sobre implantes. A falta de conhecimento sobre implantes dentários resulta em muita desinformação e mitos.

Compreender os mitos e fatos sobre implantes pode ajudá-lo a decidir se deseja ou não fazer implantes dentários. A seguir estão alguns dos mitos mais comuns sobre implantes dentários e a verdade por trás desse procedimento.

Implantes dentários são uma solução viável para a substituição de dentes perdidos.

MITO 1. OS IMPLANTES DENTÁRIOS DURAM POUCO

Muitos tipos de restaurações dentárias têm uma vida útil limitada de cerca de uma década. Os implantes dentários são uma exceção. Vários estudos demonstram que eles podem durar várias décadas. Os implantes têm uma excelente taxa de sucesso, mas cabe a você seguir as instruções pós-operatórias que lhe são fornecidas após o procedimento. Esse fator é fundamental para se obter sucesso e longevidade para o implante.

MITO 2. OS IMPLANTES DENTÁRIOS NÃO FICAM IGUAIS AOS DENTES NATURAIS?  

Os implantes dentários são confeccionados em titânio ou zircônio e instalados no osso da maxila ou mandíbula e funcionam como uma raiz dental artificial, isso dito, o que o paciente visualiza na boca não é o implante e sim, o dente que vai colocado sobre ele. O implante funciona como uma raiz dental artificial, simples assim. A prótese sobre o implante é feita de materiais duráveis ​​que imitam a aparência de seus dentes naturais e, mesmo alguém olhando de perto, não conseguirá notar a diferença. Quando você fala ou mastiga, praticamente não há diferença entre a sensação e a função de um dente natural e de um implante dentário.

MITO 3. POSSO COLOCAR IMPLANTE DENTÁRIO SE PERDI O DENTE HA MUITOS ANOS?

É verdade que, com o tempo, a falta de dentes leva a uma perda óssea na região. Isso e devido à reabsorção óssea por falta de uso. Se o dente foi perdido ou extraído há muitos anos, o osso pode não conseguir suportar um implante. No entanto, é possível realizar um enxerto ósseo para se obter estrutura óssea suficientemente para a colocação dos implantes. Isso ode requerer um procedimento cirúrgico separado e também um período maior de espera para a recuperação do tecido ósseo. Seu dentista deve conseguir informá-lo se você é candidato a um implante com enxerto ósseo. Então, sim, você pode fazer um implante dentário mesmo se a perda dental ocorreu há muitos anos.

Implantes dentários são a melhor forma de substituir dentes perdidos.

MITO 4. QUANTO TEMPO DEMORA PARA FINALIZAR O TRATAMENTO DE IMPLANTE DENTÁRIO?

Os implantes dentários precisam de tempo para cicatrizar e se integrar completamente ao osso,  para poder suportar adequadamente uma prótese. Esse processo geralmente leva cerca de três a seis meses. Se você precisar de um procedimento de enxerto ósseo antes da colocação de um implante dentário, o enxerto deverá concluir seu processo de osseointegração, adicionando mais três a seis meses ao tempo de tratamento. Como resultado, pode levar até um ano para concluir o processo de colocação de implantes dentários. No entanto, existem casos em que e possível a instalação do implante e colocação do dente em uma única sessão, o que e conhecido como carga imediata. Isso depende de cada caso e não é indicado para todos os pacientes. O seu dentista poderá avaliar através de exames clínicos e radiográficos, e decidir a melhor indicação para seu caso em particular.

MITO 5. A CIRURGIA DE IMPLANTE É DOLOROSA?

Embora os implantes dentários exijam cirurgia, o procedimento é uma cirurgia ambulatorial. Além disso, técnicas e tecnologias modernas tornaram a colocação de um implante mais fácil do que nunca. Hoje contamos com a cirurgia guiada que, muitas vezes, evita a abertura da gengiva para a instalação do implante, além de ser muito mais previsível.

A anestesia usada durante a cirurgia de implante, faz com que os pacientes não sintam nenhum desconforto e torna o processo muito mais satisfatório. Às vezes, seu dentista pode usar sedação oral para mantê-lo relaxado durante o procedimento.

No entanto, como em qualquer cirurgia, você pode sentir algum desconforto no pos-operatório, tais como inchaço, dor ou hematomas. O desconforto geralmente é leve e desaparece rapidamente em alguns dias.

MITO 6. OS IMPLANTES SÃO PROPENSOS A FALHAR?

A verdade é que os implantes têm um excelente índice de sucesso quando executados por um profissional qualificado. Na verdade, os implantes são um dos procedimentos de odontologia, com maior previsibilidade, atingindo uma taxa de sucesso de 98%, o que significa que quase todos os pacientes têm resultados duradouros.

Alguns fatores podem influenciar nesse sucesso como, por exemplo, higiene oral deficiente, paciente fumante, doenças como diabete desde que mal controladas, hábitos mastigatórios inadequados, e outros.

Implantes dentários são estruturas metálicas introduzidas no local do dente perdido e que funcionam como uma raiz dental artificial.

MITO 7. OS IMPLANTES EXIGEM MUITA MANUTENÇÃO?

Os implantes dentários requerem muito pouca manutenção uma vez que o osso tenha cicatrizado completamente. A principal razão para pouca manutenção é que os implantes estão em uma posição muito segura que não permite nenhum movimento.

A única manutenção necessária para o implante dentário é a mesma necessária para os dentes naturais: escovação regular e uso do fio dental. E, claro, exames regulares com seu dentista.

Veja aqui algumas orientações para manutenção de seus dentes

MITO 8. IMPLANTES SÃO CAROS?

O custo dos implantes dentários varia muito, dependendo de quantos dentes você precisa substituir, do tipo de sistema de implante e de muitos outros fatores. Em geral, no entanto, os implantes dentários não são tão caros quanto a maioria das pessoas acredita.

Em comparação com outras opções da odontologia estética, como próteses fixas, os implantes dentários costumam ser mais baratos a longo prazo. O baixo custo a longo prazo ocorre porque os implantes duram mais e requerem menos manutenção ao longo do tempo do que outras opções cosméticas.

Em média o valor para o implante dentário completo, ou seja, implante e dente, fica entre R$ 3.000,00 e R$ 6.000,00 na região de São Paulo. Pode haver diferença no caso da necessidade de enxertos ósseos, membranas, enxertos gengivais e outros.

CONCLUSÃO

Mitos sobre implantes dentários crescem a partir de informações imprecisas ou desatualizadas. Algumas ideias equivocadas vêm da confusão com outras opções de restauração. Antes de acreditar em qualquer coisa que você lê ou ouve, a melhor opção será sempre uma avaliação com um profissional especializado no assunto.

Mau Hálito acabe com esse mal

Clareamento dental funciona?

Deixe um comentário