SORRISO AMARELO. SAIA DESSA COM O CLAREAMENTO DENTAL
Ninguém quer um sorriso amarelo ou cinza sombrio. O clareamento dental é um tratamento odontológico cosmético popular e acessível que oferece uma maneira rápida, não invasiva e eficaz de melhorar o sorriso. Existem vários tipos de tratamentos de clareamento (ou branqueamento ) disponíveis para satisfazer todos os orçamentos, prazos e preferências pessoais. Se você prefere sessões de clareamento de uma hora administradas profissionalmente em um consultório odontológico ou kits de clareamento de uso doméstico adquiridos em seu consultório odontológico ou farmácia local, há opções para todos que gostariam de iluminar seu sorriso sem facetas ou coroas.
Praticamente todo mundo que opta pelo clareamento dental vê uma melhora moderada ou até substancial no brilho e na brancura de seu sorriso. Dito isto, não é uma solução permanente. Requer manutenção ocasional ou “retoques” para um efeito prolongado.
MAS PORQUE OS DENTES ESCURECEM
Os dentes de muitas pessoas são, na verdade, de tons claros de amarelo, cinza, marrom ou laranja. Mantê-los limpos por meio de bons cuidados domésticos e limpezas profissionais regulares é a melhor maneira de garantir que eles permaneçam limpos e brilhantes, mas às vezes, mesmo com as melhores práticas de cuidados domésticos, os dentes podem escurecer à medida que envelhecemos. Beber muito café, chá ou vinho tinto; consumir alimentos como mostarda, molho de tomate, frutas vermelhas, frutas cítricas, fumar pode manchar os dentes. Felizmente, dentes manchados e amarelados não precisam ficar assim!
Existem várias opções de clareamento dental. Vamos analisá-las aqui:
Os produtos mais usados são os cremes dentais “branqueadores”. Embora possam ajudar um pouco com o tempo, eles também contêm abrasivos que podem desgastar o esmalte.
Uma opção barata é usar “fitas clareadoras” de venda livre. Embora isso possa funcionar para algumas pessoas que precisam de melhorias mínimas, a quantidade limitada de agente clareador que eles podem conter, como produto de venda livre, exige paciência e mais tempo para obter bons resultados, do que outras opções. Para descolorações mais acentuadas e intrínsecas, outros métodos são mais eficazes.
Outra opção é fabricar moldeiras personalizadas feitas pelo seu dentista e usar kits de gel clareador caseiro. Esses tratamentos são convenientes porque você pode fazê-los gradualmente ou quanto quiser e tem algum controle sobre como obter o resultado desejado. Esta é uma forma profissional menos dispendiosa de branquear os dentes porque, uma vez criadas as moldeiras, podem ser usadas a qualquer momento. As moldeiras são usadas por cerca de uma hora diariamente por alguns dias ou até duas semanas, ou quando o resultado desejável seja alcançado. É importante seguir cuidadosamente as instruções do seu dentista sobre como usar o gel/moldeiras, pois muito gel nas moldeiras pode penetrar nos tecidos da gengiva e pode causar dores nos dentes e, às vezes, até inflamação gengival.
Veja algumas informações adicionais sobre clareamento dental clicando aqui.
Uma vez que seus dentes tenham a tonalidade que você deseja, você simplesmente para de usá-los. Uma coisa que muitos pacientes realmente gostam nessa opção é que ela lhes dá controle sobre ela. Pode ser feito em qualquer lugar, podendo ser feito em casa, ou em qualquer lugar que você esteja.
Depois, há o padrão-ouro: clareamento dental supervisionado profissionalmente no consultório, seguido de moldeiras personalizadas para levar para casa, mencionadas acima. Este é o método mais eficiente e duradouro. É feito em cerca de uma hora na cadeira odontológica. Normalmente, após um tratamento de uma hora, seus dentes ficam significativamente mais brancos: vários tons mais claros! (Em comparação com produtos de varejo). Depois, você faz o acompanhamento em casa com as moldeiras caseiras e o gel clareador.
Lembrar! Clarear os dentes é um processo, não um tratamento único. Isso exigirá algum nível de manutenção de sua parte, porque seus dentes começarão a escurecer lentamente com o tempo. (Isso é o que há de tão bom nas moldeiras caseiras – VOCÊ está no controle e pode retocar conforme sua conveniência, assim que perceber que as coisas estão mudando.)
É importante observar que isso só pode ser feito em dentes naturais e não em coroas, facetas e restaurações aderidas aos dentes. Também não deve ser feito em dentes com cárie ativa, portanto, certifique-se de que seu dentista verifique se há cáries antes de iniciar o clareamento.
A supervisão profissional é realmente a melhor maneira de garantir que você obtenha os resultados desejados.
Meu conselho? Primeiro, faça o tratamento no consultório para dar um grande impulso ao clareamento e, em seguida, com as moldeiras em para casa. Isso lhe dará uma melhoria imediata e perceptível e a capacidade de mantê-lo conforme necessário.
Também! Se você deseja clarear seu sorriso e está planejando colocar facetas ou coroas em qualquer dente da frente que apareça quando você sorri, você pode considerar o clareamento primeiro, antes de selecionar a cor permanente para suas facetas/coroas, depois dessa maneira eles não serão afetados.
Pontos-chave a serem lembrados antes do clareamento dental
Os tratamentos de clareamento dental incluem clareadores de venda livre em farmácias e outros, procedimentos de clareamento em consultório e produtos fornecidos por dentistas para uso em casa.
Somente dentes naturais podem ser clareados, não restaurações, coroas, facetas ou próteses fixas.
O produto para clareamento dental possui basicamente peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio e esses podem permear os tecidos dentários mais duros para se obter o tão desejado clareamento.
Sensibilidade dentária temporária e inflamação gengival são os efeitos adversos mais comuns do clareamento dental. (Seu dentista pode prescrever um enxágue com flúor de grau prescrito para ajudar a combater a sensibilidade, se for muito desconfortável. Essa reação varia muito de pessoa para pessoa e é temporária.
Por fim, se houver problemas adicionais que precisam ser resolvidos, como dentes lascados ou tortos, considere facetas de porcelana ou coroas.