MAU HALITO. CAUSAS E TRATAMENTO.

Você já se deparou com alguma pessoa com mau halito? Se sim, você sabe o quão desagradável pode ser. Em certos casos, a pessoa afetada por mau halito, passa por um sofrimento psico-social enorme. Evitam o contato próximo a ela e, muitas vezes, fazem piada da situação. Tive um caso de um adolescente em meu consultório que, por apresentar mau halito, sofria bullying na escola e fora dela. Fiz uma avaliação e notei que o rapaz tinha uma saúde bucal invejável, nenhuma cárie ou doença gengival. Ele realmente cuidava muito bem da higiene bucal. O que descobri, nesse caso em particular, foi que o odor fétido  provinha de um acúmulo de alimento que ficava retido acima das amígdalas(bolinha fétidas ou caseum amigdaliano) Fiz a remoção dessas bolinhas no consultório e, na mesma hora, o mau halito desapareceu por completo. Feito esse diagnostico,  encaminhei o paciente para um otorrino para avaliação e cirurgia. Geralmente, encontrar a causa do mau hálito é o primeiro passo para tratar essa condição evitável.

O mau halito pode tornar a vida da social e psicológica da pessoa acometida, um verdadeiro desastre.

CAUSAS MAIS FREQUENTES DE MAU HÁLITO:

Alimentos

As coisas que você come estão ligadas à sua saúde bucal e hálito. Itens como alho e cebola, ou qualquer alimento, são absorvidos pela corrente sanguínea. Até que o alimento deixe o corpo, ele tem o potencial de afetar seu hálito.

Higiene oral deficiente

Sem escovação e uso do fio dental corretos e regulares, restos de alimento permanecem na boca. Estes restos vão apodrecer e criar um terreno fértil para bactérias. Escovar a língua também faz parte da higiene oral adequada. Além da escova dental existem alguns instrumentos que podem ser utilizados para facilitar a higienização oral adequada.

Limpeza inadequada de dentaduras

As dentaduras que não são limpas corretamente podem estar acumulando bactérias, fungos e restos de comida. Tudo isso tem um enorme potencial para causar mau hálito. Veja no link abaixo as vantagens de se utilizar um bom raspador lingual.

https://www.colgate.com.br/oral-health/bad-breath/using-a-tongue-cleaner-for-a-cleaner-mouth-0214

A escova lingual aparece como uma ferramenta importante na higiene bucal.

Doença periodontal

Um dos principais sinais desta doença gengival é o mau hálito e um gosto desagradável na boca. Esta condição precisa de cuidados imediatos por um profissional de saúde bucal.

Saiba também os efeitos da doença periodontal na sensibilidade dental. Acesse o link

Boca seca (xerostomia)

Esta condição é muitas vezes uma parte fundamental para o aparecimento da halitose. Quando há uma grande diminuição na produção de saliva. A digestão dos alimentos se inicia com a saliva e, além disso, ela tem um papel fundamental na limpeza  e remoção de detritos e partículas deixadas pelos alimentos. A boca seca pode ser causada por certos medicamentos, um distúrbio das glândulas salivares, pela respiração bucal, radioterapia, etc.

Tabaco

Os produtos do tabaco, como cigarros, charutos, cachimbos, além de mancharem os dentes e criarem um visual desagradável, também ajudam a causar mau hálito. Isso sem falar nas inúmeras doenças que podem causar.

Cigarro como vilão da saude

Sistêmicos

Além de todos os fatores locais, existem vários outros que podem acarretar o mau halito. Dentre eles se destacam os seguintes, infecção nasal, da traqueia, do pulmão, bronquite crônica, sinusite crônica, diabete, distúrbio gastrointestinal, distúrbio hepático ou renal.

Como saber qual o que causa mau hálito?

Os dentistas geralmente diagnosticam halitose, ou seja, esse seria o primeiro profissional a ser consultado. O diagnóstico é baseado no histórico da pessoa e no odor bucal durante o exame odontológico. A boca inteira é verificada para ver se uma causa pode ser encontrada, como uma infecção.

Se o mau hálito for devido a fatores orais, geralmente, seu dentista tratará a causa do problema e você ficara livre do mau hálito.

O mau hálito, halitose, pode ser prevenido ou diminuído se você:

Escovar seus dentes pelo menos duas vezes ao dia e de forma adequada. Utilizar fio dental ao menos uma vez ao dia. Escove a língua, as bochechas e o céu da boca. A maioria das bactérias do mau hálito vive na língua, assim, escovar ou raspar a língua pode fazer uma grande diferença. Existem aparelhos especialmente desenvolvidos para essa finalidade.

Se você se utiliza de dentaduras ou próteses removíveis, retire-as à noite e limpe-as completamente antes de colocá-las de volta na boca. Converse com seu dentista antes de usar sprays ou comprimidos desodorizantes. Alguns apenas mascaram o odor por um curto período de e não são efetivos no longo prazo.

Se você fuma, pare. Não poderia ser mais direto que isso. PARE de fumar.

Visite seu dentista regularmente. Checapes regulares podem encontrar problemas como doenças das gengivas, infecções e boca seca.

Caso seu dentista não consiga solucionar o problema, este irá encaminhá-lo para uma avaliação médica que detecte e corrija o problema de mau halito. Tenha em mente que o mau halito não e uma condição natural, pode e deve ser diagnosticado e controlado.

Preenchimento labial o que devo saber?

1 comentário em “MAU HALITO. CAUSAS E TRATAMENTO.”

Deixe um comentário