DENTES SENSÍVEIS? CAUSAS E SOLUÇÕES.

Dentes sensíveis...uma condição evitável.

DENTES SENSÍVEIS. SAIBA COMO LIDAR COM ESSE PROBLEMA.

Pare de sofrer com dentes sensíveis. A sensibilidade dental é uma situação em que os dentes reagem de forma anormal à presença de estímulos térmicos, tanto quentes como frios, situação esta denominada hipersensibilidade dentária.

Imagine você tomando um sorvete e de repente uma dor aguda surge como um raio. A primeira reação que se tem é a de manter a boca fechada, dando tempo para o dente voltar a temperatura normal da boca e a dor desaparecer. Quem já passou por isso sabe muito bem o quão desconfortável é a sensação.

Isso acontece devido à hipersensibilidade nos dentes. Este problema atinge  mais de 30% da população. Mas por que essa sensibilidade dental ocorre?

Em primeiro lugar, devemos considerar os tecidos que compõem o dente, para entendermos a sensibilidade dental.

A coroa é a parte mastigatória do dente, ou seja, normalmente a parte que vemos quando abrimos a boca. A raiz é a parte que se fixa ao osso através do ligamento periodontal e normalmente não é visível.

Externamente a coroa e composta  por esmalte dental que é um tecido mineral muito resistente. Na parte interna temos a dentina, sendo um tecido mais macio e, internamente, o nervo  (este é o responsável pela sensibilidade dental).

Dito isso, qualquer alteração que ocorra nos dentes e que atinjam, de alguma forma, o nervo dental (polpa dental), irá provocar dor ou, no mínimo, desconforto.

Quando o esmalte e desgastado (ou há um deslocamento de gengiva) a dentina fica exposta e, como a dentina tem ligação com a polpa (onde ficam os nervos e vasos do dente) faz com que tenhamos dor.

Sendo assim, cada vez que a dentina entra em contato com fatores externos como doces, bebidas geladas ou até mesmo o ar frio da respiração, podem desencadear dor e desconforto.

CAUSAS

  • CÁRIES DENTAIS

Quando a cárie dentária progride através do esmalte, da dentina e se aproxima do nervo (polpa dental), o paciente notará um aumento da sensibilidade.  O progredir da lesão cariosa, pode transformar essa sensibilidade dental dolorosa aguda, estimulada e de curta duração,  em uma dor continua e incessante, causando, na maioria das vezes,  uma lesão irreversível no nervo. As opções que restariam, nesse caso, seriam o tratamento de canal (retirada no nervo) ou a extração dental.

  • RETRAÇÃO GENGIVAL E DOENÇA PERIODONTAL

A doença periodontal se inicia geralmente com uma inflamação gengival, sangramento e acumulo de cálculo (tártaro). Devido à doença, o osso começa a perder altura e, na maioria das vezes, a gengiva o acompanham em sua perda, deixando a raiz exposta e sem proteção, permitindo que se transmita facilmente estímulos térmicos, geralmente por frio, de uma forma localizada ou, por vezes, hipersensibilidade mais extensa e generalizada.

A retração gengival ocorre por vários motivos, dentre os mais comuns são a higienização inadequada e com escova dental de cerdas muito duras, cálculos dentais, trauma oclusal e idade avançada também podem causar sensibilidade dental.

  • BRUXISMO

O bruxismo é uma situação em que o paciente aperta os maxilares com força e faz movimentos laterais no momento do aperto e, consequentemente, pode produzir dores nos músculos mastigatórios, dores na articulação temporomandibular e desgaste dentário que vai de oclusal a cervical do dente, próximo à linha gengival. No geral, o bruxismo ocorre quando a pessoa está dormindo e passa imperceptível a ela. Muitos pacientes só descobrem o problema quando são alertados por outra pessoa que esteja dormindo no mesmo ambiente e que ouve o rangir dos dentes ou, mais grave, quando já existe um desgaste dental considerável. Esta situação também é muito comum no aparecimento de sensibilidade dental.

Existem algumas possibilidades de tratamento que incluem toxina botulínica  aplicados nos músculos mastigatórios (masseter e temporal), placas de oclusão, fisioterapia, etc.

A avaliação do caso por um profissional da odontologia é de fundamental importância e quanto antes for detectado o problema, maiores são as chances de evitarmos sequelas.

  • ALIMENTOS E BEBIDAS ÁCIDA

Alguns alimentos e bebidas podem agir no esmalte dental causando um desgaste químico. Como exemplo, vamos supor que você goste de suco de limão. O limão e cítrico e vai causar uma desmineralização gradual do esmalte dental. Uma boa prática é a de após ingerir qualquer alimento ácido ou cítrico, fazer um bochecho com água. Esse ato fará com que você lave o produto que poderia causar dano ao seu dente. Cuidado: nunca escove seus dentes logo após a ingestão de alimentos ácidos e cítricos, pois você estará mecanicamente destruindo mais tecido dental. O ideal é aguardar pelo menos 30 minutos após a ingestão de alimentos para escovar seus dentes.

Suco de limão. Bebida cítrica pode levar ao aparecimento de dentes sensíveis.
  • REFLUXO GÁSTRICO

Pelo mesmo motive exposto acima, o refluxo gástrico é altamente ácido e, por esse motivo, irá causar erosão no esmalte dental. Hábitos como tomar muito líquido durante as refeições e comer rápido demais, podem agravar o refluxo. Quem sofre com esse problema deve procurar ajuda profissional de um gastroenterologista.

A bulimia, que é o vomito forçado após a ingestão de alimentos, é extremamente danosa aos tecidos bucais. O ácido proveniente da digestão, retorna com todo o alimento ingerido que é expelido pela boca, regurgitado.  É muito comum encontrarmos, em pessoas que sofrem de bulimia, dentes destruídos pelo ácido estomacal, cáries rampantes. Esse é somente um dos problemas causados pela bulimia nervosa, mas, dentre os mais comuns, encontramos a úlcera estomacal, esofagite, arritmia cardíaca, desnutrição, tendência a suicídio e outras.

TRATAMENTO PARA DENTES SENSÍVEIS

  • Creme dental dessensibilizante

Substituir o creme dental por um que seja dessensibilizante pode ser a solução do problema de sensibilidade. Após algumas aplicações, o creme dental dessensibilizante pode ajudar a bloquear os canalículos dentinários e a dor associada aos dentes sensíveis. Há uma variedade de produtos disponíveis no mercado. Aqui você vai encontrar mais informações sobre creme dental para dentes sensíveis https://www.sensodyne.com/pt-br/compreendendo-sensibilidade-dentaria/

Pergunte ao seu dentista qual produto pode funcionar melhor para você.

  • Flúor

O dentista pode aplicar flúor nas áreas sensíveis dos dentes para fortalecer o esmalte e reduzir a dor. Ele também pode sugerir o uso de flúor em casa, aplicado por meio de uma placa personalizada, como as utilizadas em clareamento dental.

  • Adesão de resinas

 Ocasionalmente, as raízes expostas podem ser tratadas aplicando-se resina adesiva nas superfícies radiculares sensíveis. Esse método de tratamento pode bloquear os estímulos externos e assim solucionar o problema de sensibilidade dental.

  • Enxerto gengival cirúrgico

Se a raiz do dente perdeu tecido gengival(retração gengival), uma pequena quantidade de tecido gengival pode ser retirada de outra parte da boca e enxertada no local afetado. Isso pode proteger as partes expostas e reduzir a sensibilidade dental.

  • Canal radicular

Se os dentes sensíveis causarem dor intensa e outros tratamentos não forem eficazes, seu dentista pode recomendar o tratamento de canal, um procedimento usado para tratar problemas removendo-se o nervo dental (polpa dentária). Embora isso possa parecer um tratamento agressivo, a técnica é considerada bem segura e a de maior sucesso para eliminar a dor e a sensibilidade dentária em casos mais graves, evitando-se, na maioria das vezes, a extração do dente comprometido.

O mais importante de tudo isso é saber que a sensibilidade dental é um alerta de que alguma coisa está errada com sua saúde bucal. Isso é muito importante pois, sabendo que existe algo errado, você tem a possibilidade de procurar ajuda e se livrar do problema. Lembre-se sempre que prevenir é o melhor remédio.

Escrevi um artigo sobre Mau Hálito que está muito interessante e pode ajudar muita gente a descobrir o porquê desse transtorno e como se livrar disso. Segue o link

Deixe um comentário